top of page

Hera e Amor



Hera... A poderosa esposa de Zeus. Mulheres-Hera transmitem confiança em si mesmas, dominam a si mesmas e comumente aos parceiros também. São mulheres mais maduras, e parece que nasceram para mandar. Hera amadurece no companheirismo do matrimônio.


É a deusa do casamento, apesar do seu não ser especialmente feliz.


Uma mulher-Hera sempre aparenta ter um bom casamento, apesar de muitas vezes não ser essa a realidade. Se orgulha de ver seus filhos crescidos dentro da tradição familiar.


O arquétipo de Hera se manifesta plenamente em algumas mulheres principalmente na segunda metade da vida. Admira homens ambiciosos e fortes, investe sua energia na manutenção do casamento e criação dos filhos e intuitivamente espera o retorno destas relações "com juros".


A jovem Hera se prepara individualmente para a vida, porém sempre em busca de um marido com probabilidade de sucesso. As ambições de Hera incluem marido, filhos e família. É uma mãe preparada para criar filhos com bastante disciplina e, se necessário, com bastante rigidez.


O resultado de tamanha dedicação ao lar, pode resultar em apego possessivo ao marido, o que pode levar a um constante atrito entre os dois. Muitas vezes, a reação destes maridos diante de um poder tão penetrante é se esquivar da intimidade exigida pela esposa e buscar a companhia de outros homens ou de outras mulheres.


A maioria dos problemas vividos em relacionamentos ocorre devido à repetição de

padrões de comportamento. A relação não vai bem, e a tentativa de conserto vem sempre da mesma forma sem resultados positivos. É necessário se conscientizar da causa do problema, e reagir a ele de forma diferente do que sempre tem feito sem sucesso. Na psicoterapia de casal ou individual há o acolhimento do conflito, para que se possa "olhar" para a situação vivida de uma forma diferente, e encontrar caminhos alternativos ainda não trilhados, para que a relação saia do "trilho" desgastado em que se encontra.


Silvia Marto

bottom of page