top of page

Atena e Amor



E nasce Atena... da cabeça do deus dos deuses... filha do poderoso Zeus...


A mulher-Atena é prática, inteligente e extrovertida. É o tipo de mulher que intimida os homens. Quando o homem conquista o respeito de uma mulher com tal personalidade, terá uma companheira leal em todos os sentidos. Na Grécia, Atena era chamada a "companheira dos heróis".


Atena se relaciona com quem possa compartilhar ideais e ambições. Muitas vezes seu coleguismo intelectual ou rivalidade amigável com os homens faz com que ela os mantenha como amigos, não como possíveis companheiros.


Porém, a mulher-Atena é atraída por figuras paternas, tendo normalmente uma boa relação com o comando masculino, estando a seu lado. Sua energia masculina mantém vivo o espírito do Herói Companheiro e do Pai.


Em sua adolescência ela se identifica mais com o pai e os irmãos do que com a mãe, o mundo masculino de independência é muito mais atrativo para ela. Sua sexualidade pode ser espontânea, e se mantém um tanto inconsciente de seu próprio corpo. Seu desejo é ser bem sucedida no mundo. É uma mulher independente que nenhum companheiro pode limitar. Companheiros para mulheres-Atena têm que respeitar sua necessidade de liberdade e autonomia ou não permanecerão a seu lado.


Os casamentos de mulheres com tal personalidade costumam ser tempestuosos, o ideal é que ela primeiramente saiba o que deseja da vida antes de estabelecer uma união, e se assegure que seu escolhido respeitará sua maneira de viver. Ela precisa de um guerreiro a seu lado, alguém menos do que isso não lhe servirá.


Nossa sociedade espera que o homem se transforme em herói até atingir seus 40 anos, e os homens que conseguem cumprir esta missão comumente desejam um conforto maternal de suas companheiras. Temos aqui um conflito, ele pode ser o homem que ela deseja, mas ao final de cada "batalha conquistada", ela tem dificuldade de ser a companheira que ele precisa para aquele momento. Por isso é tão importante o auto-conhecimento, entender como seu mundo interior funciona e se relaciona com o mundo externo, para encontrar o equilíbrio necessário para o caminho da tão sonhada felicidade.


Silvia Marto

Psicóloga

bottom of page