O casamento de Perséfone com Hades

20.10.2016

O casamento de Perséfone com Hades

 

Perséfone, filha de Deméter, estava brincando com outras deusas, quando a terra se abriu, e Hades, o Senhor da Morte, a sequestrou para seu mundo avernal para casar-se com ela.

 

O mundo avernal, na linguagem da psicologia, é o mundo do inconsciente.

 

Perséfone foi levada para o inconsciente, para um mundo sombrio. Arrancada de seu mundo, o sentimento é de um imenso vazio emocional.  Tudo aconteceu de uma forma muito rápida,  sem nenhum

preparo.

 

Deméter, não suporta a dor da perda da filha, e não produzia mais os alimentos da terra; quando os campos ficaram estéreis, e  a vida dos  seres humanos ficou em risco, Zeus ordenou a Hades que libertasse Perséfone,  mas esta já tinha se alimentado no Reino de Hades,  comendo alguns grãos de romã, e quem se alimenta no mundo avernal fica preso a ele. Zeus solucionou o problema com a determinação de que Perséfone viveria com sua mãe durante a primavera e durante o outono viveria com Hades em seu reino.

 

Assim sendo, ela precisa aprender a viver em dois mundos diferentes, o mundo da vida representado pela mãe Deméter, e o mundo da morte representado por Hades. 

 

A mulher-Perséfone que tem dificuldade em equilibrar estes dois mundos, pode ficar propensa a atrair pessoas problemáticas, até mesmo de comportamento violento. Há também uma tendência a desenvolver depressão.

 

Porém, quando as duas forças estão em equilíbrio,  quando ela caminha  levemente entre consciente e inconsciente, entre a luz e a sombra, Perséfone se torna uma mulher extremamente sábia,  preserva em sua aparência a inocência de menina, porém, em seu interior, possui um conhecimento e sabedoria que vão além do que se possa imaginar. 

 

Quando Perséfone retorna para sua mãe, sua transformação já se processou, ela já se tornou uma Deusa madura, que conhece a sexualidade, a morte e a separação; situações transformadoras para todos nós, seja pela luz... ou pela sombra...

 

Silvia Marto

Psicóloga

 

        

 

Please reload

  • Facebook Basic Black

Silvia Marto

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon

©2016 por P@t Estúdio. Silvia Marto Todos os direitos reservados.