top of page

Renovação


Estar bem consigo mesmo tem sido uma tarefa difícil nos dias de hoje. As pessoas estão cada vez mais dependentes emocionalmente umas das outras. Sim, aprendemos a crescer e realizamos nosso processo de individualização trocando uns com os outros, mas paralisamos quando permitimos que o outro nos domine, mesmo que esse domínio seja sutil, pois é a partir daí que vamos perdendo nossa essência e identidade dentro da relação.


Viver bem um relacionamento depende também do quanto nos autopreservamos. Através de trocas saudáveis aprendemos a ser pessoas melhores, mas as relações de dominação nos deixam adoecidos em vários campos da vida, como saúde física, mental e até financeira. Relações doentias são "vampirizantes", o outro usa nossa energia para suas ações na vida, nos deixando sugados sem força para nada.


Na maior parte das vezes não temos consciência de que vivemos assim, pensamos que o problema é totalmente nosso, pois até a capacidade de pensar racionalmente fica comprometida. Relações assim acontecem entre casais, mas também dentro dos relacionamentos familiares.


Há solução para tais situações? Sim... E nem sempre resolver significa separação. A separação vem quando após todas as tentativas o outro não aceita que seu companheiro (a) não quer mais viver dentro dos velhos padrões. Quando a nova forma de viver vai sendo bem recebida, vai se criando uma nova relação saudável para todos os envolvidos, e principalmente, nós mesmos, pois quando estamos bem conosco somos felizes e somos capazes de fazer outros felizes também. Para isso é preciso Consciência e Atitude.


Tome o seu próprio rumo na busca das experiências que estabelecerão sua identidade distinta. Descubra suas habilidades, mantenha-se sempre em movimento. A energia criativa está dentro de nós.

Tome as rédeas da sua vida e siga seu caminho sem medo de oposição. Não faça o que você não quer para ter o amor de alguém, quem realmente te ama será sempre seu maior incentivador.


A vida é movimento constante. Não congele a sua... viva!


Silvia Marto

Psicóloga

bottom of page