top of page

Deus Anúbis - O guardião do submundo


Oração para que teu coração não te desminta... Livro dos Mortos - Cap. 30

"Ó meu coração, minha mãe; ó meu coração, minha mãe! Ó meu coração de minha existência sobre a terra. Nada se erga em oposição a mim no julgamento perante os senhores do tribunal; não se diga de mim nem do que eu tenho feito, "Ele praticou atos contra o justo e o verdadeiro"; nada e volte contra mim na presença do grande deus, senhor de Amentet.

Homenagem a ti, ó meu coração! Homenagem a ti, ó meu coração!

Homenagem a vós, ó meus rins! Homenagem a vós, ó deuses que assistis nas divinas nuvens, e sois exaltados graças aos vossos cetros!

Falai coisas justas a Rá, e fazei que eu prospere diante de Neebca.

E contemplai-me, ainda que eu esteja preso à terra nas suas partes mais íntimas, consenti que eu permaneça sobre ela e não me deixeis morrer em Amentet, mas me torne uma Alma Imortal dentro dela."

Anúbis é um deus da mitologia egípcia representado com uma cabeça de chacal.

É o protetor do embalsamamento, dos túmulos, dos doentes, do submundo e dos mortos.

Filho de Osíris e Nephthys que se fez passar por Ísis perante Osíris e assim conceber Anúbis.

Anúbis é responsável pelo embalsamamento de Osíris, criando assim a primeira múmia. No mundo dos mortos ele é o juiz que coloca na balança o coração do morto; se o coração pesar mais do que a pena da deusa Ma'at, a deusa da harmonia, verdade e justiça, a condenação é vagar pela eternidade e ser devorado pelo monstro Ammut ,o devorador de mortos. Se o coração for tão leve quanto a pena, o morto é encaminhado para o julgamento de Osíris. Anúbis é quem guia as almas a seus destinos.

Os egípcios acreditavam que a consciência estava no coração. Na balança, Coração x Verdade, demonstra-se a revelação da inocência ou culpa do morto.

No dias de hoje, o sentimento ligado ao coração é o amor. No amor reside a consciência do bem, da justiça, da verdade. Todos podem errar, porém o maior dos erros é aquele que vem com a intenção de ferir o semelhante. Quando se tem consciência, estamos dotados do conhecimento de discernir entre o bem e o mal; a escolha é nossa, se escolhermos deliberadamente sermos injustos, sabemos para que lado a balança penderá.

Quando colocamos amor em tudo o que fazemos ou falamos, tudo caminha por si mesmo, porque esse sentimento e energia do amor toma conta de tudo ao nosso redor. O trabalho da transformação pode não ser fácil e rápido como gostaríamos, mas é constante. O julgamento sempre é favorável para quem tem o amor como guia e senhor de nossas intenções.

Observem parte da oração proferida pelos mortos antes do julgamento:

"Não pratiquei pecados contra os homens.

Não maltratei os meus parentes.

Não obriguei ninguém a trabalhar além do que era legítimo.

Não deixei de pagar minhas dívidas.

Não insultei os deuses.

Não fui a causa dos maltratos de um senhor ao seu escravo.

Não pratiquei enganos com o peso da minha balança.

Não causei a fome de ninguém.

Não fiz ninguém chorar.

Não matei ninguém.

Não pratiquei fraudes na medição dos campos.

Não subtrai o leite da boca das crianças..."

Silvia Marto

Mitoanalista

www.silviamarto.com.br

bottom of page