top of page

Osíris - O deus da renovação


Salve Osíris

"...pedimos a ti que auxilie nossos amados que já atravessaram o portal

da morte, os guiando para a reencarnação e que também nos guarneça

quando passarmos pelo portal nos guiando também para a nova vida..."

Osíris descende de Rá, o deus da criação, seus pais são Geb e Nut, é marido e irmão de Ísis. Ele foi o primeiro faraó do Egito. Seu irmão Seth o invejava profundamente e o assassinou. Daí em diante, Osíris torna-se o deus supremo e juiz do mundo dos mortos.

Seth reina como o deus do deserto, enquanto Osíris representa o renascimento da terra após a inundação do Nilo, pois ele morre na estação mais seca e renasce durante as enchentes do Nilo.

Osíris é o deus que representa a renovação. Ele ensinou aos homens a agricultura, criou um código de leis e ensinou aos homens a adorarem seus deuses.

Seth fez com que Osíris se trancasse em uma arca e o lançou no Rio Nilo, porém Ísis, que era uma sábia feiticeira e amava profundamente Osíris, o traz de volta do mundo dos mortos. Seth ao descobrir a ressurreição, encontra Osíris e corta seu corpo em pedaços e os espalha por todo o Egito.

Ísis novamente recompõe seu corpo e os dois geram Hórus.

Hórus vinga a morte de Osíris e passa a governar o Egito, e envia Seth ao deserto.

Osíris não pode mais viver entre os homens na terra e passa a governar o "Mundo Inferior".

Sendo Osíris a representação do deus do mundo dos mortos, e ao mesmo tempo o deus da renovação, temos aqui um deus responsável por cada renovação que pode ocorrer após cada morte, seja essa morte física ou não.

Ele nos dá a força de ressuscitarmos em nós o poder da nova vida, seja essa nova vida ainda aqui na terra, ou no novo mundo onde ressuscitamos como seres espirituais que somos.

Este mito mostra como sempre temos por perto o lado sombrio de nós mesmos e dos que nos cercam, representado por Seth, e não importa quantas vezes essa sombra nos derrube, sempre podemos nos reerguer. Mas temos que lembrar que tudo isso foi possível graças ao grande e verdadeiro amor de Ísis que traz seu amado de volta para que ele possa continuar sua grande missão de renovação e esperança.

O AMOR tem o PODER.

Silvia Marto

bottom of page