top of page

Deusa Héstia (Vesta)


Invocação à deusa Héstia

"Héstia,

tu que cuidas da sagrada casa do senhor Apolo,

o que atira longe a divina Pitho,

com suave óleo escorrendo sempre de suas madeixas,

venha agora a esta casa,

venha tendo uma só mente com Zeus e Todo-sábio,

venha para perto e conceda suas graças sobre minha canção."

Hino Homérico XXIV

Héstia nasceu filha de Cronos e Réia, a terceira filha vindo depois de Hera e Deméter. Ela é a deusa virgem, do fogo sagrado, do lar e também da arquitetura. Vários deuses a cortejavam, como Apolo e Poseidon, porém, Héstia jurou a Zeus que se manteria virgem e pediu a ele que protegesse sua castidade. Assim sendo, a honra que Zeus lhe concedeu foi a de ser adorada em todos os lares e ser respeitada por todos os deuses e mortais. É a protetora das cidades e das famílias.

Seu símbolo é a chama das lareiras. O fogo sagrado deveria se manter sempre aceso para que a paz reinasse nos lares.

A pureza de Héstia é representada com um longo vestido branco e um véu que cobre seu rosto.

A chama sagrada de Héstia sempre era acesa quando se fundava uma cidade, a proteção da deusa era invocada se acendendo uma fogueira no lugar onde seria o centro político. Era importante que o fogo fosse iniciado através da chama do sol.

Se alguma cidade fosse fundada fora da Grécia era importante que fosse levada uma chama acesa da Grécia para dar início ao fogo sagrado na nova cidade, para que se mantivesse a ligação com a chama da cidade-mãe.

Héstia significa "passar pelo fogo", sua presença é espiritual (a chama sagrada do coração) como física (a chama sagrada do fogo).

Era cultuada antes dos outros deuses nas festas e comemorações, por ser uma das deusas mais antigas do Olimpo e pela simbologia de conexão através do fogo sagrado. Se um juramento for feito em seu nome, jamais poderá ser quebrado.

Todos os rituais e sacrifícios eram iniciados e finalizados com o culto a esta deusa. O culto à deusa consiste em alimentar o fogo sagrado e impedir que este se apague.

O significado do fogo em nossas vidas humanas é a representação da luz para os caminhos, o aquecedor das emoções, o nutridor de nossos sonhos. O fogo mantém viva a Vontade. Quando o elemento fogo está em falta temos desequilíbrios, como a depressão.

Nestes casos, na alquimia, indica-se que a pessoa tenha uma dieta mais rica em alimentos da cor vermelha.

Héstia é a deusa que aquece o coração, oferecendo amor e segurança, a emoção do coração é a alegria, quando a chama do amor e da alegria se mantêm acesas, os desejos se realizam com as bênçãos de Héstia. Do micro ao macro e vice-versa, por isso o fogo da cidade, do lar, do coração, todos se alimentam entre si. É importante reconhecer que meu fogo vem de um fogo maior, meu lar, que vem de outro fogo, da cidade, que vem do fogo espiritual maior, do sol e da própria deusa; este fogo se mantém conectado a tudo e todos, gerando segurança e equilíbrio entre os seres.

Silvia Marto

bottom of page