top of page

Relacionamento com o Homem regido pelo arquétipo de Poseidon

Poseidon na Grécia, Netuno para os romanos. O deus dos mares. Um deus poderoso, seu símbolo de poder é o tridente. Poseidon significa marido da terra, é relacionado aos terremotos e maremotos, literalmente, aquele que sacode a terra. Seus animais simbólicos são principalmente touros e cavalos.

Assim como a fúria do mar, esta é a personalidade típica de Poseidon, ele é destrutivo, vingativo, violento e mal- humorado.

Poseidon foi casado com Anfitrite, ele a violentou. Assim como Zeus não era fiel a Hera, Poseidon também tem essa característica, não era fiel a Anfitrite. Esta, por sua vez, também tinha muito ciúme de Poseidon, e se vingava das mulheres que se aproximavam dele.

A Medusa teve o castigo de ser transformada na mulher repulsiva que tinha as serpentes no lugar dos cabelos, porque Poseidon teve relações com ela dentro do Templo de Atena, e por isso, Atena aplicou-lhe esse terrível castigo, quem cruzasse seu olhar com ela, era transformado em pedra.

Deméter é uma das deusas que também foi violentada por Poseidon, para fugir dele, ela se transformou em uma égua, Poseidon, por sua vez, se metamorfoseou em cavalo, e a possuiu.

Em seu casamento com Anfitrite, Poseidon teve três filhos, um menino e duas meninas, além de outros vários filhos com outras mulheres; muitos deles eram monstros marinhos.

Poseidon é um pai profundamente leal, protege seus filhos sob quaisquer circunstâncias. Quem fizer algum mal a qualquer filho seu, sentirá o tremor de sua fúria.

O aspecto positivo deste deus, é que ele também pode ser pacífico e compassivo.

É aquele que quando faz tremer nossas bases emocionais, pode nos presentear com lindas ilhas que emergem do fundo do oceano após um tremor de terra.

Pode nos conceder o dom de sabermos acalmar nossas tempestades.

O tridente como símbolo de Poseidon representa o falo triplo, é homem capaz de se relacionar com a mulher amada independentemente de sua idade, ele se relaciona bem com a jovem, assim como com a mulher madura e também com mulheres mais velhas, não importando também a idade que ele tenha no momento dessa relação.

O tridente é a representação de sua fertilidade e sexualidade.

Poseidon pode ser parceiro da mulher por toda a vida, amando a "virgem" a quem se uniu, continuando a amá-la em sua fase madura, amor que se perpetua durante o envelhecimento.

Homens e também mulheres regidos por este arquétipo são intensos emocionalmente, têm dificuldade em ouvir não e fazem de tudo para prevalecer sua vontade. Têm intenso apetite sexual, o coração e o cérebro vêm depois.

Tanto Zeus como Poseidon são detentores de poder, têm muitas mulheres e muitos filhos.

Porém, são também homens voltados ao casamento, pois o próprio casamento em si também confere poder, ser poderoso em seu próprio reino doméstico.

Quando o homem Poseidon não tem grande evolução pessoal, descontará na companheira sua raiva, mágoas e ressentimentos. Pode ser considerado um dos piores casamentos, principalmente quando se torna alcoólatra e/ou dependente de substâncias químicas, o que é bastante comum em homens que vivenciam este arquétipo como o mais ativado em sua vida.

No momento que o equilíbrio começa a fazer parte de sua vida, começa a se tornar mais empático. Ele passa a expressar suas emoções de maneira menos passional, afinal, para aprender o talento de se emocionar e sentir a si

e ao outro, são necessários acolhimento e oportunidade.

Trata-se de uma personalidade profundamente emocional, com ele, não há monotonia, tudo é sentido de forma intensa, o problema está em ser tomado ou mesmo "possuído" pelas emoções, e aí, até que a tempestade passe, ele agirá de maneira irracional, dando vazão à raiva que sente no momento.

Assim sendo, quando ama, é absolutamente profundo em seu amor.

Havendo outros arquétipos regendo essa personalidade conjuntamente, podemos ter uma combinação bastante interessante para vivenciar, sempre mantendo a essência da profundidade de emoções e sentimentos.

Silvia Marto

bottom of page