Yang e Yin
A energia denominada Yang corresponde, em sua forma original, a uma energia ativa, espiritual, forte e luminosa. É puro movimento, nunca sendo limitada por condições de espaço. O tempo é a base do movimento. É uma energia que tem o poder de persistir ao tempo, é a duração.
Yang age no universo e no mundo dos homens. É a atividade criativa da Divindade. No mundo dos homens representa a ação no intuito de despertar e desenvolver o que há de divino na humanidade.
A energia Yin representa o que é maleável, flexível e receptivo. Sua qualidade é a devoção. É o complemento do Yang, não seu oposto, um não combate o outro, eles se complementam. Yin é natureza, terra, espaço, feminino, material. Yang é espírito, céu, tempo, masculino, paternal.
A relação Yang-Yin encontra-se na complementação dos opostos, masculino/feminino, positivo/negativo, luz/sombra. Dentro de cada um de nós essa relação se manifesta na integração do mundo espiritual com o mundo dos sentidos, a intuição e a sensopercepção.
Nós devemos olhar para essa relação como um dualismo. Yin é tão importante quanto Yang. Yang é a semente que germina dentro da terra que é Yin.
Dentro de todos nós o Yang contém Yin, assim como Yin contém Yang. Quando conseguimos integrar essas energias dentro de nós, com harmonia e equilíbrio, a “magia” acontece.
Silvia Marto
Comments